Saturday, August 18, 2012

Polêmica sobre anular o voto nas eleições.

Acreito que é muito benéfico que esses temas estajam sendo levantados, isso abre espaço para uma discussão, onde a troca de informação acontece. Certamente que o referido é tecnicamente possível mas com todo o respeito, discordo totalmente sobre a eficiêcia de se ANULAR o voto. Creio que essa é a PIOR atitude que um cidadão pode ter durante uma eleição “é como estudar muito e passar na USP e não ir às aulas”. Na minha opnião o voto não deveria ser obrigatório. http://www.youtube.com/watch?v=aJugkp5W2D4

 Sim, é mais fácil e anônimo se ANULAR o voto mas isso só mostra uma total falta de patriotismo, civismo e vontade de TRABALHAR pela democracia. É um ato de covardia e total provincianismo. “É como querer ganhar na loteria, mas não comprar o bilhete”.

 A palavra “Anular” significa dentre outras coisas: 
1 cancelar 
anular um compromisso 
anular um contrato 
2 destruir 
anular a identidade de alguém 
v pron anular-se [ɐnu'larsə] diminuir-se, menosprezar-se 
anular-se perante os outros 

 Acredito que independente da crença, todos saibam oque significa o ato de “LAVAR AS MÃOS” na cultura cristã. Isso mostra muito a triste realidade da geração que não sabe muito sobre seu passado, vivem um presente confuso e obscuro e tem poucas chances de contruir um futuro brilhante para a pátria.
Essa geração na sua maioria não sabem bem de onde veio, quais os regimes existiram no passado e as conquistas já alcançadas. Nunca viveram numa ditadura e não sabem que algumas pessoas morreram para que nós tivessemos os direitos que temos hoje.
Infelizmente esse é um raio X do poder da mídia que nos influencia com: Pagode, altas risadas no favcebook , Pânico, A novela das 8:00, Big Brother, Futebol, Carnaval que são distrações que todos devemos ter mas não podemos moldar nosso estilo de vida e opniões basedos nesses padrões ou mesmo nos privarmos de outra fonte de informação e entreterimento por causa das mesmas.
Infelizmente hoje pensamos menos e deixamos que outros pessem por nós. É bem mais, fácil e se der tudo errado, não foi nossa culpa certo? Se continuar-mos nesse caminho quais serão os próximos passos?

  • O fim das eleições diretas?
  • A volta da Diatadura?
  • Talvez a volta da Escravatura?
  • Quem sabe a Volta da Moraquia
  • No fim podemos entragar o país novamente a Portugal.

 Quando abrimos mão dos nossos direitos, outros vem e os tomam.

 Um bom exemplo de se ANULAR, ser neutro e não fazer nada pode ser visto em um incidente occorido em 1994 na Africa. E Abril 1994 no genocídio ocorrido em Rwanda mais de 500.000 pessoas foram massacradas, quase todas as mulheres foram estupradas, muitos dos 5.000 meninos nascidos dessas violações foram assassinados.
As autoridades principalmente os Estados Unidos se ANULARAM e não mandaram ajuda para o local, com a desculpa de que não estava ciente do ocorrido. Somente quando a mídia e opnião pública se manisfestou foi que o genocídio foi contido mas o preço da ANULAÇÃO foi bem caro.
É claro que isso no momento não se aplica da mesma maneira na atual discussão mas, é claro também ver que quando se ANULA algo, alguém de má fé não vai se ANULAR e sim vai tirar proveito desse momento de fraqueza. Alguns links sobre Rwanda:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_em_Ruanda

http://www.youtube.com/watch?v=iH98lWbwd3E

Democracia pelo mundo 
Esse mapa mosta o nível de democracia nos paises.
Os países em tom verde são os que tem um regime democratico (Os tons escuros indicam onde o democracia é total e os claros parcial)
Os países em tom vermelho são os que tem regime autoritário (Os tons escuros indicam onde o autoritarísmo é total e os claros parcial)
  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Democracy_Index_2011_red_and_green.png

Seria uma coincidencia que os tons vermelhos se apresentam nos paises onde na sua maioria o povo não tem direito ao voto?

 Nenhuma, nação é perfeita e os erros fazem parte do crescimento, mas nos países onde a democracia é eficiente os povo participa ativamente do processo político e eleitoral não apenas assistindo. As pessoas vão as rua boicotam, produtos, manipulam a mídia ou seja o povo governa e os políticos são meros empregados do povo exercendo sua vontade. Nesses países o governo teme seu povo, e não o contrário.
No Brasil infelizmente elegemos um candidato e ficamos esperando que ele faça tudo por nós. Somos mestres em apontar dedo e achar o culpado, mas amadores na arte de encontrar soluções.
Como diria o ditado “Ou você faz parte do problema ou faz parte da solução do mesmo” Atualmente de que fazemos parte?

Os políticos são meros empregados que elegemos para trabalhar fazendo oque desejamos. No nosso caso são empregados caríssimos e extremamente incompetentes.
Oque você faria se sua empresa pagasse um fábula a um funcionário que não trabalha direito? Acredito que 99% das pessoas tracaria de funcionátio. Então, porque não trocamos nossos políticos?
Infelizmente os políticos farão pouco se o povo não estiver sempre presente nesse processo, isso começa antes da eleição e termina bem depois, “é como se ter uma empresa e esperar que os empregados cuidarão bem dela como você mesmo”.
Educação, participação política e voto ciente são as única e mais poderosas armas da população contra as injustiças por isso não ANULEM seu voto, “seria como atirar em você mesmo e esperar que seu inimigo morra”.